Programa Alfa e Beto

de Fluência de Leitura


 

O Programa Alfa e Beto de Fluência de Leitura é o único programa sistemático existente no Brasil voltado para o desenvolvimento de competências de leitura fluente. Esse ensino se inicia no 1º ano do Ensino Fundamental, junto com o ensino da decodificação, e se estende nos anos posteriores.

As propostas de desenvolvimento de fluência de leitura podem ser aplicadas como parte integrante do Programa de Língua Portuguesa ou como estratégia independente. Alguns materiais podem ser usados também nas séries finais do Ensino Fundamental e em turmas de contraturno.

O processo de aquisição de fluência de leitura passa por algumas etapas conhecidas. Primeiro o aluno aprende a decodificar e, em paralelo, vai adquirindo a capacidade de reconhecimento automático das palavras. A leitura passa, então, a ser facilitada pelo treino, o que permite a aquisição de familiaridade com os conteúdos. As palavras conhecidas são lidas automaticamente, ao passo que as desconhecidas dependem da decodificação.

Assim, o primeiro objetivo do ensino de fluência é evitar erros, pois, dessa forma, o leitor aumenta a velocidade de leitura e interfere menos com o processamento do sentido. O segundo objetivo é aumentar a velocidade – e, para isso, são usadas diversas técnicas, algumas, inclusive, usadas no ensino da leitura dinâmica. O uso criativo destas pode também associar o conhecimento gramatical, o que ajuda o aluno a avançar mais rapidamente no entendimento do sentido do texto. O terceiro e último objetivo é aumentar o ritmo e a cadência, para que o aluno evite gaguejar, silabar ou cometer erros durante a leitura cotidiana.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

  • Desenvolve a fluência de leitura;
  • Prepara as crianças no Ensino Fundamental I;
  • Inclui material de uso do aluno, do professor, da coordenação e da classe;
  • Oferece todo o apoio aos professores por meio orientação e assistência pedagógica;
  • Está alinhado com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

O PROGRAMA INCLUI