Carrinho 0

O Ensino da Matemática nas Séries Iniciais (e-book)

Insira os dados abaixo para baixar o ebook.

O Ensino da Matemática nas Séries Iniciais foi publicado em 2012 e tornou-se ainda mais atual com a Base Nacional Curricular Comum, que incorporou muitas das evidências nele apresentadas. O livro analisa três aspectos práticos das evidências mais recentes sobre o ensino da matemática: o que ensinar, como ensinar, o que os professores devem saber. O pano de fundo são os avanços da neurociência, que autorizam e estimulam o ensino da matemática desde cedo e abrem novas fronteiras para o entendimento de como as crianças adquirem as bases que lhes permitem aprender matemática na escola.

O que ensinar? William Schmidt explora essas questões. Existe um consenso bastante avançado, entre pesquisadores e formuladores de políticas públicas, a respeito do que se deve ensinar de Matemática nas séries iniciais. No limite, os alunos devem dominar o suficiente de Matemática para poder escolher vertentes do ensino médio mais acadêmicas ou mais aplicadas. Em outras palavras: os jovens só terão reais condições de fazer opções, ao chegar ao Ensino Médio, se dominarem determinados conhecimentos básicos de Matemática.

Como ensinar? Dan Willingham apresenta de maneira didática os resultados de pesquisas da área de Psicologia Cognitva sobre a aprendizagem e o ensino da Matemática. Mas primeiro ele nos faz um alerta: o cérebro possui algumas capacidades naturais para aprender Matemática. Como outros animais, o ser humano possui um senso numérico que lhe permite manipular quantidades muito pequenas com precisão e manipular quantidades bem mais altas de forma aproximada. Mas isso é apenas o começo, a base sobre a qual pode se assentar uma boa aprendizagem da Matemática, especialmente da Matemática requerida para progredir no Ensino Médio e no Ensino Superior. Portanto, não devemos esperar que os alunos aprendam a Matemática com facilidade.

O que os professores precisam saber? Hung-Hsi Wu começa pela definição da própria Matemática: a Matemática é um conjunto de elos encadeados que envolve precisão, definições, raciocínio coerência e uma finalidade. Os estudos empíricos sobre o tema sugerem que é muito mais importante o professor conhecer bem os conteúdos que ensina e sua fundamentação do que possuir diplomas de níveis avançados de Matemática.

Disciplina

Idade

,

Série Escolar

, , , ,

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…