600 livros para ler antes de entrar pra escola 27 de fevereiro de 2019 – Postado em: Alfabetização, Leitura, Primeira Infância – Tags: , , ,

Guia IAB de Leitura para a primeira Infância

O Guia IAB de Leitura Para a Primeira Infância – os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola tem como objetivos:

1) promover um conjunto de leituras que devem formar a base de informações, conhecimentos e valores da cultura brasileira e universal que toda criança deve adquirir;

2) Identificar e promover livros de alta qualidade em aspectos como conteúdo, ilustração, pertinência de linguagem, qualidade gráfica e facilidade de manuseio;

3) Estimular a produção e a oferta de livros não literários importantes para o desenvolvimento da criança, inclusive e especialmente os informativos e descritivos;

4) Facilitar a escolha e a indicação de livros por pais, professores e bibliotecários.

Por que ler para crianças muito pequenas?

Ler, brincar e conversar são os instrumentos que a criança usa para aprender. Estes instrumentos, porém, não são de efeito automático; dependem dos atores e da forma de usá-los.

Todos três são essenciais, e os pais e outros cuidadores desempenham um papel muito importante para que esses instrumentos possam ajudar a desenvolver a linguagem, o pensamento e a inteligência da criança.

A leitura é muito importante desde as fases iniciais da vida. Já durante a gestação, o bebê aprende a identificar vozes, ritmos e características da língua que aprenderá a falar. Com poucas semanas, identifica textos e cantigas que a mãe lia, recitava ou cantarolava durante a gravidez.

Mesmo antes de aprender a ler, o contato com livros e com a leitura feita por adultos ajuda a criança a aprender uma linguagem diferente – e muito mais complexa – do que a usada no dia a dia. Os livros desempenham várias funções que vão além do que uma criança pode aprender apenas brincando e conversando.

Eles introduzem diferentes maneiras de comparar e apreender o mundo, já que os objetos reais são representados por meio de figuras, palavras e sinais, dando início a formas variadas de abstração. São diversas as linguagens usadas para aprender sobre o mundo.

Os livros permitem desenvolver um vocabulário mais amplo do que o usado nas conversas – mesmo quando os pais conquistaram níveis elevados de escolaridade.

É por isso que este guia visa promover não apenas livros literários, mas livros informativos, descritivos e outros livros que contribuem para ampliar o conhecimento da criança a respeito do mundo.

Aproveite esse presente do Instituto Alfa e Beto e Baixe Agora!

« Até Onde Inovar é Preciso
O que são métodos fônicos? »