Entrevista | Eder C. Molina – Inspiração na ciência 25 de julho de 2019 – Postado em: Blog, Ciências, Leitura – Tags: , , , ,

Antes de ser professor de Geofísica da USP, Eder já escrevia artigos para o jornal da escola, no Ensino Médio. Neste Dia do Escritor, saiba como ele explora o universo da ciência para as crianças.

 

Tente pronunciar rápido os seguintes termos: geofísica, gravimetria, aerogravimetria, altimetria, aeromagnetometria, aerogamaespectrometria e geoidal. Ufa! Parece uma brincadeira de trava-língua, mas essas palavras orbitam há tempos na vida do professor Eder Cassola Molina, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo (USP).

 

Em um momento anterior desses conhecimentos científicos, você sabia que ele já era escritor? E que tudo começou no ensino médio?

 

Para celebrar o Dia do Escritor, conversamos com o professor Eder que contou como a ciência pode inspirar as crianças a lerem mais.

 

Como você iniciou sua carreira de escritor?

 

Professor Eder Cassola Molina – Escrevendo artigos para o jornal da escola, no Ensino Médio. Redação, Ciências e Matemática eram minhas áreas preferidas, e eu podia juntar todas nestes artigos. Após algum tempo, apareceu a oportunidade de escrever para a Revista Ciência Hoje das Crianças, e daí nasceu uma bela amizade e parceria, e não parei mais…

 

De que forma os livros paradidáticos contribuem para a criança adquirir a fluência de leitura?

 

Prof. Eder – Explorando o que há de melhor: temas que interessem para ela(e)! Temas que sejam do interesse da criança. Um paradidático que traga um assunto de interesse é uma porta aberta para adentrar no fascinante mundo da leitura.

 

Como se dá seu processo de criação e a escolha da narrativa em seus projetos?

 

Prof. Eder – Normalmente por solicitação: algum acontecimento na área de Ciências, alguma notícia veiculada internacionalmente, e aparece a oportunidade de tentar “traduzir” isso para o público infantil.

 

Quais são suas sugestões para trabalhar assuntos relacionados às Ciências com os alunos?

 

Prof. Eder – Sempre contextualizando o tema em outro mais abrangente ou atual. Acredito que ter um tema de interesse é fundamental para utilizar bem o material paradidático.

 

Para você, como o professor pode utilizar os livros paradidáticos em sala de aula?

 

Prof. Eder – Como fonte de investigação de temas que sejam do interesse dos(as) alunos(as). Contextualizar os temas dos livros é importante para que se explore o seu potencial.

 

Quais são os atributos para que um texto possa despertar e reter a atenção das crianças? 

 

Prof. Eder – Acredito que tenha que ser simples, sem ser simplista; profundo, sem ser complexo; e, claro, tem que ser agradável, tem que chamar a atenção das crianças.

 

 

Adquira aqui a Coleção Leituras – Ciências para a sua escola! Se preferir, adquira esta coleção por temas: Materiais, Terra e Universo, Seres Vivos e, Construções e Invencionices. 😉

« Fluência de leitura já!!!
Desperte a consciência fonêmica nas crianças! »