Diretores de escola fazem a diferença 12 de novembro de 2019 – Postado em: Blog, educação, Gestão Escolar – Tags: , , , ,

Esses gestores escolares podem ter impacto significativo sobre os resultados acadêmicos dos alunos e o desempenho educacional da instituição. Mas nada é imediato…

 

O diretor escolar funciona como um indutor de ações e comportamentos que conduzem à qualidade do ensino e à eficácia da escola. O impacto dele não é imediato e sim, cumulativo: para deixar marcas, o diretor precisa permanecer algum tempo na escola, para formar sua equipe e alinhar o trabalho dos colaboradores em torno de uma proposta pedagógica.

 

O impacto do diretor é indireto: ele atua selecionando e desenvolvendo profissionalmente sua equipe de professores e colaboradores; estabelecendo e implementando o regimento escolar, e fazendo cumprir as regras e rotinas da escola. Tudo isso para assegurar o cumprimento do currículo.

 

Sistemas escolares eficazes investem na identificação, seleção e retenção de seus diretores, organizam regras para progressão na carreira e fornecem instrumentos de incentivo adequados.

 

Nem todo diretor é a melhor escolha para qualquer situação: em uma rede de escolas é necessário que os mecanismos de gestão de carreiras permitam alocar diretores adequados aos diferentes momentos e situações de cada escola.

 

A pergunta que paira no ar é: um diretor ineficaz está condenado a sê-lo para sempre, ou existem formas de desenvolvimento das habilidades e competências de gestão escolar? E mais: É possível utilizar o conhecimento sobre essas características para selecionar bons diretores?

 

Baixe o e-book “Educação Baseada em Evidências” aqui e leia mais sobre as análises realizadas com Diretores escolares.