Como interagir com a criança na creche? 29 de janeiro de 2019 – Postado em: Gestão Escolar, Primeira Infância – Tags: , , ,

A forma de interagir com a criança é fundamental para estimular seu desenvolvimento, principalmente na primeira infância.

Mais importante do que o resultado de uma atividade na creche, é o que a criança está aprendendo com essa atividade, se está adequada à sua faixa etária e se o mediador respeita seu tempo e a estimula a evoluir de uma maneira lúdica e divertida.

Isso requer, por parte do adulto/educador, os seguintes conhecimentos e habilidades:

O processo de desenvolvimento infantil em suas diversas manifestações, suas características, e relação entre os diversos aspectos e aquilo que a criança é capaz e pode assimilar em cada momento: ou seja, o que vem antes e depois do atual nível de desenvolvimento.

Um conjunto de atividades apropriadas para estimular a criança a se desenvolver nas diversas áreas.

Conhecer a criança e saber diagnosticar onde ela se encontra no processo de desenvolvimento – nas suas várias manifestações ou áreas (como motora, cognitiva, linguagem, etc.). Entender seus gostos e preferências, e quais as atividades mais adequadas para ajudá-la a dar os próximos passos. Como quase sempre a criança se encontra em grupos, é necessário saber como lidar com a criança dentro de um grupo e como lidar com a interação de diferentes grupos que compartilham de um mesmo espaço.

Além de possuir os conhecimentos listados acima, o educador poderá utilizar-se de algumas estratégias para realizar interações de qualidade com as crianças:

  • Envolver-se de igual para igual e interagir;
  • Colocar-se no mesmo plano de visão das crianças (ajoelhar, agachar, ficar no chão, colocar a criança no colo etc.);
  • Usar comentários e observações sobre o que vê as crianças fazendo;
  • Deixar as crianças controlarem as brincadeiras
  • Ao invés de elogiar, mencionar os avanços e esforços da criança na realização das tarefas do dia a dia;
  • Permitir que a criança faça erros
  • Encorajar as crianças a descrever seus esforços e produtos
  • Estimular as crianças a refletir, pensar e explicar o que fizeram
  • Fazer perguntas abertas
  • Refrasear (corretamente) o que as crianças estão dizendo, sem chamar atenção para eventuais erros de linguagem (e para isso é preciso saber ouvir com atenção)

Quer conhecer mais evidências do que funciona na educação infantil? Conheça os materiais da Alfa e Beto Soluções:

Desenvolvimento Infantil: O que Desenvolve?

Manual do Gestor da Educação infantil

Guia IAB de Educação Infantil

Coleção Pequenos Leitores

E baixe nossos e-books gratuitos:

Guia IAB de Leitura Para a Primeira Infância (E-book)

Educação no Século XXI: Educação Infantil (E-book)

Leitura Desde o Berço (E-book)

« Método da Alfa e Beto Soluções dobrou o nº de alunos alfabetizados em 91 dias
3 Livros para alfabetizar com sucesso, utilizando o método fônico »