Coleção Leituras é adotada em projeto de educação científica em Guaratinguetá 11 de abril de 2019 – Postado em: Alfabetização, Ciências, educação, Geografia, Leitura – Tags: , , , , ,

Quarenta títulos das disciplinas de Ciências e Geografia da Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I são trabalhados com as 5 mil crianças da rede pública.

 

O projeto Cientista Alfa e Beto realizado pelo Instituto Alfa e Beto e pela Secretaria de Educação de Guaratinguetá (SP), e apoiado pela BASF por meio da iniciativa BASF Conectar para Transformar tem como tema a educação científica e ambiental. O foco é o aprimoramento do estudo nas aulas de Ciências e Geografia. Para tanto, os 5 mil alunos do 1º ao 5o ano das 24 escolas da rede pública estão utilizando os livros da Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I da Alfa e Beto Soluções.

 

Além do foco nessas disciplinas e em conceitos e temas relacionados com o estudo do meio ambiente, o projeto também promove o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos. Ao final do projeto cada turma irá apresentar uma atividade de “culminância”, na qual os alunos irão demonstrar algum tipo de aplicação do que aprenderam.

 

No último dia 8 de abril, a Secretaria de Educação de Guaratinguetá, sob a coordenação de Ana Cristina Manso, Andreza Ferraz e Humberto Alkmin, organizou a primeira capacitação dos professores dando início ao projeto no município. Ministrada pelos profissionais do Instituto Alfa e Beto, mais cem professores rede pública foram treinados para realizar as atividades com os livros da Coleção Leituras em sala de aula. A professora do 5º ano, Fabíola Negreiros Desconsi, da EMEIEF Professora Aliete Ferreira Gonçalves, manifestou sua satisfação com o “Cientista Alfa e Beto”. Ela vê nessa parceria uma oportunidade de continuar o trabalho de educação ambiental desenvolvido há mais de 10 anos. “É um projeto com livros paradidáticos maravilhosos, bem interessantes, e que despertam a curiosidade do aluno.” – afirmou.

 

A proposta do Instituto é particularmente inovadora no que diz respeito ao trato da questão ambiental. O Instituto defende que a questão ambiental deve ser tratada em suas várias dimensões – informação, hábitos, atitudes e, especialmente, conhecimento científico. O projeto tem como foco principal permitir que professores e alunos compreendam que é o conhecimento das ciências da natureza que nos permitirá entender e buscar soluções para as questões ambientais. Neste vídeo, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, contextualiza as questões ambientais e principais pontos que devem ser tratados em sala de aula.

 

As disciplinas de Ciências e Geografia são compostas por 20 livros paradidáticos cada, voltados para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (até 5º ano). Os livros abordam, de maneira divertida e descontraída, os aspectos centrais da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com uma linguagem clara, simples e bem-humorada, os livros foram elaborados para as crianças desenvolverem a fluência de leitura e aprofundarem os conhecimentos em Ciências e Geografia. A Coleção Ciências aborda os seguintes temas: Materiais; Seres Vivos; Terra e Universo, e Construções e Invencionices. E a Coleção Geografia trata de: Pessoas e Espaços; Mundo do Trabalho; Representações Espaciais; e Cuidando do Planeta.

 

Quer levar a Alfa e Beto Soluções para sua escola ou município? Conheça as melhores soluções para você entrando em contato pelo e-mail vendas@alfaebeto.org.br ou telefone 0800-940-8024.

« Entrevista | Denise Mazzuchelli – Heróis, vilões e a escola
O que Dizem as Evidências sobre o Ensino da Língua? »