Uma brincadeira divertida que treina o aluno a ler 11 de outubro de 2019 – Postado em: Blog, Leitura, Literatura – Tags: , , , ,

Os livros da Coleção Destrava Língua provocam risadas em todas as idades e faz os alunos aprenderem mais sobre leitura a partir do uso estratégico e criativo de rimas, palavras, expressões e figuras de linguagem.

 

Professor, você já brincou de Trava-Língua? Aquela brincadeira divertida que consiste em dizer com clareza e rapidez palavras, frases ou versos difíceis de pronunciar? Você pode pensar que é algo simples e fluido, mas acelere para ver o que sai… Com certeza, muitas gargalhadas e também muito aprendizado.

 

Inspirada nessa brincadeira, a Coleção Destrava-Língua reúne 5 livros repletos de palavras, expressões e figuras de linguagem para divertir e “destravar a língua”. Aqui há sapato, aqui assa pão, Gato e rato em quatro atos, A arara rara, Heitor Leitor e A volta dos três tigres tristes são os títulos que a Alfa e Beto Soluções disponibiliza para seus alunos articularem cada vez melhor as palavras e os períodos.

 

Cada livro desafia o leitor a se superar, levando-o à leitura e ao treino constante para ficar bem afiado na arte de ler. Quer tentar?

 

Tente falar bem rápido a sequência a seguir. E só passe para o desafio seguinte ao completar o anterior. Olha lá, hein?

 

Desafio 1: O Tico cata o toco e taca na toca. Enquanto isso, o gato ataca o taco e vira caco. O santo no canto canta o canto santo e o louco coloca o coco no colo. Por pouco o coco não cola no colo do louco! Ainda tem o gato da tia Mia, que mia pra tia todo o dia. E tem também outro gato, que correu atrás do rato e foi parar no meio do mato.

 

Desafio 2: Sou um rato famoso, roí a roupa do rei, da Rainha, do Rômulo e também do Remo. Roedor real, roedor nato. Mas corre que lá vem o gato. Artista, malabarista, equilibrista e candidato a cuidar do sindicato. Confusão formada. Entre o gato e o rato… o rato ou o gato? Desempato, diz o pato. Neste ato, não tem rato nem gato!

 

Desafio 3: Iara é uma arara rara. Quando fala ela dispara. Não para, não cala. Como fala a arara rara! De tanto zombar da capivara, a Iara se meteu em confusão. Mas a arara não se emenda e continua aprontando com toda a bicharada! E você, sabe de onde vem a arara Iara?

 

Conseguiu!!!

 

Aproveite o mês de outubro para adquirir a Coleção Destrava Língua e levar diversão e aprendizado aos seus alunos! Você pode adquirir os livros separados ou a coleção inteira aqui.