Alfa e Beto Soluções lança livros de História da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I 25 de outubro de 2018 – Postado em: Imprensa

A Alfa e Beto Soluções – empresa que desenvolve produtos voltados para a educação infantil e para o primeiro ciclo do ensino fundamental – está lançando os livros de História da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I, formada por 100 livros paradidáticos divididos em cinco áreas: Ciências, História, Geografia, Artes e Literatura. São 20 livros para cada ano (1º ao 5º) do ensino fundamental I, quatro de cada disciplina. Os livros têm 32 páginas e estão sendo vendidos a R$ 25,00 (valor individual). Já a coleção de cada disciplina (20 livros) pode ser comprada por R$ 420,00 (com desconto de 5%).

Livros de História – Os livros de História estão divididos em quatro coleções: “Invenções”, “As cidades têm história”, “Registros e Marcas” e “Personalidades”. Cada coleção é composta de cinco títulos, cada qual voltado para um ano escolar do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os números 1 a 5 se referem tanto ao ano em que os conteúdos começam a ser apresentados quanto ao nível de complexidade de leitura.

O primeiro livro da coleção “Invenções”, “Agu, o fogo e a roda”, fala sobre as primeiras invenções da humanidade, com Agu e sua mãe. A história se passa no tempo das cavernas e mostra a invenção do fogo, da roda e da caça.

No segundo livro, “Mana e as plantações”, a história do surgimento da agricultura é contada por Mana e sua família. O terceiro livro, “O espelho e a revolução das máquinas”, é narrado por um espelho, que conta ao leitor a história das máquinas e da primeira revolução industrial.

O livro “Luz, por favor”, conta sobre a invenção mais importante da história: a eletricidade, com a ajuda dos irmãos Pedro e Duda e da sua mãe. O último livro da coleção, “Da caverna á informática”, uma viagem no tempo para aprender sobre as formas de comunicação ao longo da história da humanidade.

A coleção “As cidades têm história”, no seu primeiro livro, “Mudar e mudar até parar”, a partir da história da Beta, que viveu uma vida nômade, conta a história de tudo o que aconteceu até os humanos conseguirem se fixar em um único lugar. Assim, até chegarem as primeiras formações de centros urbanos.

No livro “Dido vai á cidade”, Dido e sua avó vão a cidade grande visitar o tio, e o garoto aprende tudo sobre a organização e o surgimento das cidades. O livro “Novas terras a vista”, mostra Zeca encenando para a sua irmã a história dos navegadores portugueses para chegarem nas terras do além-mar.

O quarto livro da coleção, “Encontro de culturas”, é sobre a diversidade e a complexidade que formam o Brasil. E o último livro, “Vai-e-vem de povos e culturas”, a formação do povo brasileiro e de sua identidade é contada, destacando a herança dos imigrantes de vários países e das migrações ocorridas dentro de Brasil.

A terceira coleção, “Registros e marcas”, começa com o livro “Caixa de histórias”, Mariana encontra caixas da sua avó, com documentos e fotografias antigas, e aprende sobre objetos importantes que ajudam a contar a história de uma pessoa.

No livro “Um passeio pela cidade”, o cachorro Gigante guia o leitor pela cidade e pelas principais instituições que fazem parte do centro urbano. No “A história dos feriados”, o livro conta a história por trás de algumas datas comemorativas no Brasil e porque elas se tornaram feriados.

O livro “Futebol – um símbolo mundial” conta sobre a importância do futebol como um símbolo para o Brasil e fala sobre outros símbolos mundiais que têm o mesmo significado em outros países. E o último livro, “Da capoeira ao carimbó”, conta sobre os patrimônios imateriais do Brasil, como a capoeira, que faz parte da história do país.

A coleção “Personalidades”, traz sem seu primeiro livro, “Bartira, flor cheirosa e colorida”, a história de uma índia que, a pedido de seu pai, se casa com um Português, e ajuda a fundar cidades e escolas pelo país.

O segundo livro sobre a coleção, “Manuel e sua missão”, conta a trajetória de Manuel, o padre português que veio ao Brasil durante a colonização, para fundar as primeiras escolas do país, que serviam tanto aos índios quanto aos portugueses. O livro “Uma rainha no Brasil” traz a história de Teresa de Benguela, uma mulher negra que liderou um quilombo no Centro-Oeste do Brasil.

No livro “Maurício e o boi voador”, é contada a história de Maurício de Nassau, homem que governou uma parte do Nordeste brasileiro por quase 10 anos, reorganizou os engenhos de açúcar de Pernambuco e modernizou a cidade de Recife. E no último livro, “O segundo (e o último) imperador do Brasil”, a história de Dom Pedro II, desde a sua infância, além da história da sua família e o que ele fez pelo seu país.

Além de apresentar os conteúdos centrais da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros da Coleção Leituras aguçam a curiosidade das crianças e melhoram gradativamente a fluência de leitura. À medida em que os níveis da coleção avançam, aumentam o tamanho e a complexidade do vocabulário e da estrutura sintática.

Os livros foram elaborados com uma linguagem clara, simples e bem-humorada, bem ao gosto das crianças com idades entre cinco e 11 anos. Participaram do processo de elaboração especialistas das cinco disciplinas abordadas (Ciências, História, Geografia Artes e Literatura), especialistas em ensino-aprendizagem, autores, redatores e ilustradores.

« Alfa e Beto Soluções lança livros de Geografia da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I
Alfa e Beto Soluções lança livros de Ciências da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I »