A importância da leitura desde o berço 2 de dezembro de 2021 – Publicado em: Sem categoria

Afinal de contas, a leitura feita desde o berço tem tanta importância assim? Qual o impacto que ela pode gerar no desenvolvimento intelectual da criança? Essas são perguntas necessárias, que devem ser feitas para encontrarmos o melhor para o sucesso escolar infantil.

 

Neste artigo, nosso objetivo é trazer respostas para estes questionamentos e falar sobre a importância de desenvolver o hábito da leitura desde o berço. Se tiver interesse em se aprofundar no assunto, a dica é baixar e conferir o E-book da Alfa e Beto Soluções: Leitura desde o berço.

 

Aproveite a leitura!

 

As primeiras leituras

 

Que a leitura é um processo que aumenta o vocabulário, o conhecimento e é uma forma de diversão e distração, todo mundo sabe. Mas para além disso, a leitura feita durante a infância e, já a partir do berço, tem efeitos muito positivos para as crianças. 

 

Anteriormente, no texto “Como contar histórias para crianças?”, que encontra-se no site da Alfa e Beto soluções, falamos sobre como a familiarização dos bebês com a leitura, ainda na barriga, ajuda no desenvolvimento infantil e do gosto por ler.

 

Desde cedo, após o nascimento, o bebê encontra nos rostos dos pais as primeiras leituras: os traços faciais, os olhares, o tom da voz e os movimentos da cabeça. Aos poucos essas construções repercutem em um repertório de significados para essa criança.

 

Os bebês reagem a estímulos, interagem com o ambiente e as pessoas nele inseridas, começam a ter a sua curiosidade aguçada e, então, iniciam o balbuciar, criando o seu próprio diálogo com a voz e variações de ritmo e tom.

 

É claro que, neste momento, esse diálogo se passa num estágio muito inicial, mas é o caminho em que as experiências vão ganhando sentido. Por isso, a introdução da leitura nessa fase é tão importante: porque se estabelece como a base de um universo que vai se formando e estruturando, aos poucos, na vida da criança. 

 

A leitura desde o berço

 

Os livros infantis carregam os mais variados formatos e tipos de conteúdos. Dos trava-línguas às músicas de ninar, contos, lendas e parlendas, é possível encontrar muitos elementos que brincam com a linguagem e contribuem para o desenvolvimento da comunicação da criança e, também, para a criação de sentidos por meio da narrativa verbal.

 

A leitura desde o berço feita pelos pais tem papel fundamental nisso, principalmente quando é feita com afeto e presença. Atitudes como parar, mostrar-se presente, prestar atenção e fazer a leitura pausada ajudam na construção do imaginário da criança sobre aquele momento. Ajudam também na construção da percepção sobre o que ele significa e, por consequência, dá início ao desenvolvimento do hábito da leitura.

 

É importante que você, pai ou mãe, interaja e observe enquanto o bebê participa dessa experiência, seja tocando o livro, apontando para uma imagem ou palavra, balbuciando, mordendo e brincando. Tudo isso faz parte do processo de aprendizagem infantil.

 

A construção de significados

 

Ler para o seu bebê é tão importante quanto ensiná-lo a brincar. A leitura cria significados, faz com que os livros ganhem valor simbólico, assim como a bola, o bambolê, o apito, a corda, o carrinho e a boneca. 

 

Mesmo que os pequenos não prestem atenção durante toda a leitura, o momento em si tem uma percepção especial. Os bebês captam os sinais de que aqueles instantes são de mais atenção, de carinho, e criam laços de afeto com os adultos.

 

Lembre-se também que, nessa fase, o seu bebê está com a curiosidade a todo vapor. A leitura feita em voz alta chama a atenção e aguça essa curiosidade, já que a criança fica esperando ouvir uma nova palavra, um novo acontecimento, um novo ritmo ou som.

 

Não duvide dos processos de aprendizagem do seu bebê. Ele presta atenção em tudo: a respiração, as entonações de voz, as variações de ritmo de leitura e a interação que você faz com a história. É assim que ele vai se apoderando dos códigos verbais, visuais, construindo as narrativas e estruturando pensamentos. 

 

A leitura no universo infantil

 

As crianças encantam-se com as histórias, criam um mundo que pertence unicamente a elas. A leitura feita para bebês contribui para enriquecer esse universo criativo do momento em que a criança está escutando até os instantes em que começa a formar as primeiras sílabas e, posteriormente, aprende a falar, ler e escrever.

 

O papel dos adultos, sejam os pais ou professores, nesses processos é fundamental. Os adultos são quem ajudam os pequenos a darem os primeiros passos na leitura, mas são os livros que amparam esse caminho. 

 

Brincar com o seu bebê de balbuciar o mesmo som que ele está tentando formar, mostra que você valoriza essa tentativa. Usando a linguagem coloquial, aos poucos vamos introduzindo palavras que remetem ao repertório que a criança busca construir.

 

A partir daí os livros tornam-se o alicerce, para construir uma linguagem narrativa. Livros de qualidade vão oferecer os elementos de que a linguagem narrativa precisa para ajudar a criança a entender o significado das coisas, adquirir habilidades e capacidades para ler, aprender e apreender a escrita e a leitura.

 

A leitura como exercício diário

 

A partir do momento em que entendemos que a criança está desenvolvendo habilidades de compreensão, aprendizado, escrita e leitura, entendemos que ela está na continuação da caminhada em direção a alfabetização e o letramento. 

 

E se a caminhada é um exercício de prática, a leitura é um exercício de compreensão, construção de sentidos e significados. Quando lemos e contamos histórias a uma criança, estamos possibilitando que ela pratique esse exercício.  

 

Mesmo que inicialmente a tarefa de ler diariamente possa parecer exaustiva ou que a criança não demonstre tanta paciência, é preciso reforçar a importância que o hábito tem. Construir sentidos leva tempo, demanda um trabalho contínuo. 

 

À medida que a criança começa a perceber a linguagem e a leitura como algo comum em seu dia a dia, logo ela fará progressos maiores. Começará a ler histórias maiores, livros maiores, com estruturas e personagens mais complexos.

 

Esse é o valor que a leitura desde o berço ajuda a construir. O estímulo à leitura contribui para a formação leitora, para o sucesso escolar, para a busca de sentido entre a ficção e a realidade e para a construção de valores sociais, culturais e emocionais. 

 

Conheça alguns de nossos materiais voltados para a leitura desde o berço:

 

Coleção Primeira Infância: a linha de produtos da Alfa e Beto Soluções pensada especialmente para o desenvolvimento infantil de maneira lúdica e divertida.

(Colocar o print da imagem ou direcionar com imagem para a coleção indicada)

O que é a leitura interativa e como fazer? Uma forma mais eficaz de ler para uma criança pequena.

Matéria na Veja traz resultados de pesquisa sobre programa de leitura entre pais e filhos realizado pelo Instituto Alfa e Beto em Boa Vista.