Reforma da educação: por onde começar

Este livro tem como objetivos principais: (1) alertar o leitor para a existência e a gravidade da crise do sistema educacional brasileiro – o processo eleitoral de 2006 tornou claro que sequer existe a percepção disso pela população e pelos políticos; (2) mostrar ao leitor que as soluções são conhecidas e utilizadas nos países onde a educação dá certo. Mas embora sejam simples, sua implementação requer uma profunda revolução nas políticas e no gerenciamento da educação.

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O autor do livro identifica os problemas e causas e propõe uma agenda de reformas que visam assegurar as condições necessárias e suficientes para o funcionamento do Ensino Fundamental.

O conjunto de reformas proposto neste livro é profundo e significativo. As prioridades referem-se aos três pilares da educação: professor, escola e financiamento. E inclui duas ações de caráter emergencial, a alfabetização das crianças e a correção do fluxo escolar, sem as quais a reforma nem pode começar.

As reformas apresentadas são conhecidas e utilizadas – sim, a educação tem solução! – em países onde a educação funciona. Elas são necessárias e urgentes para colocar a educação brasileira na rota do futuro. 

Este livro é destinado a todos aqueles que são ou se consideram responsáveis pela educação no Brasil. E que podem ajudar  a criar a consciência da crise – e as condições para superá-la. 

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