Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona em educação

Quão importantes são os fatores familiares para explicar o desempenho dos alunos? Estabelecer sanções para escolas com baixo desempenho contribui para melhorar os resultados? Como formar professores e diretores eficazes? Qual o papel dos incentivos para melhorar o desempenho dos professores? Qual modelo pedagógico é mais apropriado?

Todas essas perguntas em educação têm respostas. Para todas elas há evidências e ponderações científicas que devem ser levadas em conta pelos que tomam decisões que afetam a vida dos alunos. É disso que trata o livro Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona em educação.

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Quão importantes são os fatores familiares para explicar o desempenho dos alunos? Estabelecer sanções para escolas com baixo desempenho contribui para melhorar os resultados? Como formar professores e diretores eficazes? Qual o papel dos incentivos para melhorar o desempenho dos professores? Qual modelo pedagógico é mais apropriado?

Esses tipos de pergunta normalmente são feitos por pessoas diferentes, respondendo a motivações ou  problemas diferentes e dependem do nível de responsabilidade de cada um. Mas são essas as perguntas relacionadas com decisões tomadas por legisladores e autoridades educacionais nos diversos níveis, desde o Ministro da Educação até o professor na sala de aula, ao pai que escolhe ou não a escola onde vai matricular o seu filho. São perguntas que devem ser objeto de debate permanente entre os pesquisadores, estudiosos do tema e são de interesse do setor produtivo, da população que investe na educação e paga pela educação de seus filhos que se tornam a futura força de trabalho de um país.

Todas essas perguntas têm respostas. Para todas elas há evidências e ponderações científicas que devem ser levadas em conta pelos que tomam decisões que afetam a vida dos alunos.

É disso que trata o livro Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona em educação, escrito pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, o economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gregory Elacqua, e os pesquisadores Micheline Christophe e Matias Martinez. O objetivo é ilustrar como os pesquisadores formulam suas perguntas, obtêm e analisam os dados e chegam às suas conclusões – sempre provisórias e cercadas de cautelas.

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